quarta-feira, 11 de abril de 2018

Ribeirão Preto, D. Pedro II e os Antônio – Os portugueses roubaram o Brasil?

A fo­to, uma das pre­ci­o­si­da­des do nos­so “ál­bum de fa­mí­lia”, re­gis­tra a au­diên­cia con­ce­di­da, pe­lo sa­u­do­so co­len­do An­tô­nio Du­ar­te No­guei­ra, 1937-90, mi­nei­ro, de São Fran­cis­co de Sa­les, mé­di­co, pre­fei­to de Ri­bei­rão Pre­to em dois man­da­tos, a es­te es­cre­vi­nha­dor, ain­da gu­ri, com 13 anos, no “Pa­lá­cio Rio Bran­co”, que é se­de da pre­fei­tu­ra até ho­je. O seu fi­lho, o ri­bei­rão-pre­ta­no An­to­nio Du­ar­te No­guei­ra Jú­ni­or é o atu­al pre­fei­to e eu acho, só acho que a gran­de mai­o­ria dos elei­to­res vo­tou ne­le fi­a­da no pro­vér­bio: “Fi­lho de pei­xe pei­xi­nho é”, en­tre­tan­to, a sua pre­de­ces­so­ra, cu­jo no­me omi­ti­rei, dei­xou-lhe um aba­ca­xi di­fi­cí­li­mo de des­cas­car, tan­to que ela es­tá pre­sa acu­sa­da de ter li­de­ra­do a mai­or qua­dri­lha cri­mi­no­sa da his­tó­ria do in­te­ri­or do Es­ta­do de São Pau­lo du­ran­te os seus man­da­tos, mas, não me con­te­nho, pois, “ju­rei” não omi­tir ab­so­lu­ta­men­te na­da do mi­se­ri­cor­di­o­so lei­tor, en­tão, vou dar uma di­ca, com tro­ca­di­lhos, do no­me da su­jei­ta, é fá­cil de de­ci­frar, es­tá nas pa­la­vras as­pa­das da se­guin­te fra­se: Ela ju­ra­va que iria “dar-se” pa­ra o po­vo, é “ve­ro”. Ela e al­guns dis­tin­tos ve­re­a­do­res e em­pre­sá­rios – um, in­clu­si­ve, su­i­ci­dou – de­la­pi­da­ram a ci­da­de, é ver­da­de, é a re­a­li­da­de, mas não es­ta­mos aqui pa­ra dis­cor­rer so­bre bu­ra­cos nas fi­nan­ças e nos as­fal­tos, não es­ta­mos no “pre­sen­te”, es­ta­mos no “pas­sa­do”, quan­do a ci­da­de era lim­pa e lin­da, as pra­ças lim­pís­si­mas, en­tão, vol­tan­do pa­ra o nos­so pas­seio no pas­sa­do que lá es­ta­re­mos me­lhor, en­tão, o lin­do “Pa­lá­cio Rio Bran­co” foi inau­gu­ra­do em 26 de maio de 1917, com­ple­tou, por­tan­to, em 2017, um sé­cu­lo, 100 ani­nhos. En­crus­ta­do no epi­cen­tro da ci­da­de, ne­nhum mu­ro, nem, se­quer, cer­cas, quin­ze pas­sos da “Pra­ça XV de No­vem­bro“, inau­gu­ra­da em 1890, lin­da, com o seu lin­do cha­fa­riz, ou “fon­te lu­mi­no­sa” e ago­ra, ain­da mais ago­ra, re­la­tan­do, re­me­mo­ran­do, es­cre­ven­do, ou, me­lhor, di­gi­tan­do, mui­tas, mui­tas ima­gens me vêm à men­te co­mo “pre­sen­tes” do “pas­sa­do”, re­mi­nis­cên­cias, ve­jo, ni­ti­da­men­te, as co­res das águas da fon­te lu­mi­no­sa su­bin­do, ver­ti­gi­no­sa­men­te, aos céus, ume­de­cen­do o meu ros­to, de 6 ani­nhos, ve­jo-me cir­cu­lan­do à vol­ta da fon­te “pi­lo­tan­do” um tri­ci­clo com du­as ro­das, ver­me­lho e bran­co, de la­ta e das ri­sa­das dos adul­tos ven­do-me pe­da­lar e pen­du­lar num ve­í­cu­lo sem uma das ro­das tra­sei­ras, não me re­cor­do se, di­rei­ta, ou es­quer­da e o pa­pai – An­tô­nio Gon­çal­ves Di­as Fi­lho, 1933-83, mi­nei­ro de Bar­rei­ro, mi­li­tar, tra­ba­lhou em São Pau­lo, Ri­bei­rão e foi co­man­dan­te de des­ta­ca­men­to em al­gu­mas ci­da­des cir­cun­vi­zi­nhas, en­tre elas, Ara­mi­nas, Or­lân­dia, São Si­mão e es­tá se­pul­ta­do aon­de que­ria, em Ri­bei­rão Pre­to – sim, o pa­pai po­de­ria, fa­cil­men­te, con­ser­tar, re­co­lo­car a pe­que­na ro­da no tri­ci­clo, mas, mas não o fez, es­ta­va me trei­nan­do, cer­ta­men­te é por is­to não mor­ri nos aci­den­tes com as mo­tos, obri­ga­do pai, obri­ga­do mes­tre An­tô­nio Gon­çal­ves Di­as Fi­lho, bem, com tais re­mi­nis­cên­cias che­ga­mos na ou­tra ex­tre­mi­da­de da imen­sa pra­ça e pi­sa­mos no lin­do, imen­so e rí­gi­do “pas­seio” de pe­dras, na “es­pla­na­da de pa­ra­le­le­pí­pe­dos”, de­fron­te de um ou­tro co­los­so ar­qui­te­tô­ni­co ri­bei­rão-pre­ta­no, um dos mais lin­dos do pla­ne­ta, o ma­ra­vi­lho­so “Te­a­tro D. Pe­dro II”, ho­me­na­gem àque­le que go­ver­nou o Bra­sil por 49 anos con­quis­tan­do a me­ta­de do que é, ho­je, o con­ti­nen­tal ter­ri­tó­rio bra­si­lei­ro – o Bra­sil tor­nou-se, en­tão, o mai­or pa­ís, em ex­ten­são ter­ri­to­ri­al, do He­mis­fé­rio Sul, por­tan­to, na me­lhor das ter­ras e cli­ma do pla­ne­ta. O bra­si­lei­ro D. Pe­dro II, nas­ci­do no Rio de Ja­nei­ro na ci­da­de de Pe­tró­po­lis, ja­mais rou­bou um ní­quel da Co­lô­nia on­de nas­ceu, ama­va o Bra­sil que go­ver­nou de mo­do ma­gis­tral, tan­to que no seu go­ver­no im­pe­rou a li­ber­da­de de im­pren­sa e a eco­no­mia era mais por­ten­to­sa que a eco­no­mia de Por­tu­gal, além dis­to, fo­ram cons­tru­í­dos “for­tes”, fa­róis, gas­tos com ar­ma­men­tos, ves­tu­á­rio e man­ti­men­tos pa­ra mi­lha­res de “sol­da­dos” es­pa­lha­dos pe­la imen­si­dão do pa­ís, en­fren­tan­do cons­tan­tes ten­ta­ti­vas de in­vas­ões de fran­ces­es, ho­lan­de­ses, en­tre ou­tros, en­tre­tan­to, a prin­ci­pal he­ran­ça dos por­tu­gues­es, que é a mai­or ar­ma de um po­vo, é o idi­o­ma – ló­gi­co, amal­ga­ma­do, ma­ra­vi­lho­sa­men­te, com inú­me­ros idio­mas, es­pe­ci­al­men­te o Tu­pi-Gua­ra­ni – en­fim, es­ta­mos sen­do in­gra­tos com os nos­sos ir­mãos por­tu­gues­es, afi­nal, sa­be­mos que hou­ve rou­bo, des­vi­os, cor­rup­ção, es­tas coi­sas ocor­rem em to­dos os go­ver­nos, mas, apos­to, o que foi des­vi­a­do, rou­ba­do é mi­xa­ria, tro­co, cen­ta­vos, se com­pa­ra­do com a he­ran­ça ter­ri­to­ri­al, os ter­ri­tó­rio con­quis­ta­dos dos es­pa­nhóis, en­tre eles o “Gran­de Ma­ra­nhão” – par­te do nor­des­te, que faz fron­tei­ra com as Gui­a­nas – e, ló­gi­co, o pul­mão do mun­do, a Ama­zô­nia. O con­quis­ta­dor foi mú­si­co, po­e­ta, exí­mio em inú­me­ras ar­tes, co­nhe­ci­do e ad­mi­ra­do por dig­na­tá­rios de to­das as par­tes do pla­ne­ta, tan­to, que o seu fu­ne­ral e se­pul­ta­men­to, em Pa­ris – pa­ra on­de foi ba­ni­do de­pois da pro­cla­ma­ção da re­pu­bli­que­ta de ara­que – ape­sar do dia ter si­do de in­ten­so frio, até ne­vou, foi um dos fu­ne­ra­is mais con­cor­ri­dos do sé­cu­lo com a pre­sen­ça de pre­si­den­tes e reis, en­tão, pa­ra nós, D. Pe­dro II – cu­jo no­me, é tão ex­ten­so que ocu­pa­ria me­ta­de des­te pa­rá­gra­fo – é, in­du­bi­ta­vel­men­te, um dos bra­si­lei­ros mais emé­ri­tos da nos­sa his­tó­ria e o ma­jes­to­so “Te­a­tro D. Pe­dro II”, inau­gu­ra­do em 8 de ou­tu­bro de 1930, tom­ba­do, pe­lo Es­ta­do de São Pau­lo, “en­tre­gue” pa­ra o mu­ni­cí­pio dia 10 de ju­nho de 2017 é um pre­sen­te pa­ra Ri­bei­rão Pre­to, que com­ple­tou, no­ve di­as de­pois, em 19 de ju­nho de 2017, 161 ani­nhos. Ago­ra o pre­ten­si­o­so es­cre­vi­nha­dor pe­gou a ma­nia de ho­me­na­ge­ar fi­lhos e, da úl­ti­ma vez, no ar­ti­go pu­bli­ca­do dia 4 pas­sa­do, in­ti­tu­la­do de “Lu­la e Te­mer pre­sos no trân­si­to?”, che­gou a pa­ra­be­ni­zar um ami­go que ani­ver­sa­ri­a­va com ele, mas, des­ta vez, eu acho e acre­di­to, fa­ço, até, vo­tos, o mi­se­ri­cor­di­o­so lei­tor ava­li­a­rá co­mo cor­re­to o fa­to de­le de­di­car es­tas li­nhas ao seu fi­lho An­to­nio Fe­li­pe Ba­tis­ta Gon­çal­ves Di­as, “gen­te boa de­mais da con­ta”. Até. (Hen­ri­que Gon­çal­ves Di­as, jor­na­lis­ta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário