terça-feira, 27 de março de 2018

Dom Pedro II

Dom Pedro II (ou Pedro II do Brasil) foi o segundo e último Imperador do Brasil.
Ele foi nomeado Imperador em 1840 governando o país até 1889, quando foi proclamada a República.

Biografia

Dom Pedro II
Retrato de Dom Pedro II
 
 
Nascido em 2 de dezembro de 1825 no Palácio da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, Dom Pedro II era filho de Dom Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil, e da Imperatriz D. Maria Leopoldina.
O nome completo de Dom Pedro II era: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon.
Sua mãe morreu quando ele tinha cerca de um ano de idade, e seu pai quando ele tinha nove.
Por esse motivo, teve uma infância difícil, embora tenha tido uma educação exemplar. Durante sua formação, ele teve aulas de artes, história, geografia, ciências naturais, letras, línguas, equitação e esgrima.
Em 1831, Dom Pedro I abdica do trono brasileiro e retorna a Portugal a fim de garantir o trono português para sua filha mais velha, Dona Maria II. Assim, Dom Pedro permaneceu no Brasil sendo nomeado príncipe regente, com apenas 5 anos de idade.
No Brasil, primeiramente ele ficou sob a tutela de José Bonifácio de Andrade e Silva e, depois, de Manuel Inácio de Andrade Souto Maior, marquês de Itanhaém.
Ele era o sétimo filho do casal, mas tornou-se herdeiro visto que seus irmãos mais velhos morreram: Miguel e João Carlos.
Mais tarde, ele foi nomeado Segundo Imperador do Brasil, assumindo o trono em 1840 com 15 anos de idade.
Em 1843, casou-se com a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon, filha de Francisco I, do Reino das Duas Sicílias e da infanta Maria Isabel de Espanha.
Com ela teve 4 filhos dos quais apenas duas meninas chegaram à idade adulta: Isabel e Leopoldina.
Em 1886, viajou para a Europa para cuidar de sua saúde. Em seu lugar ficou a Princesa Isabel, responsável por assinar as leis abolicionistas: Lei do Ventre Livre e a Lei Áurea.
Faleceu em 5 de dezembro do ano de 1891, vítima de pneumonia, aos 66 anos, em Paris, França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário