terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Familia Real Brasil

A esquecida família real brasileira voltou a ser manchete com a morte do príncipe Pedro Luiz de Orleans e Bragança, 26 anos, no Airbus da Air France.

E uma velha discussão aflorou, outra vez, sobre privilégios que os descendentes da realeza nacional ainda possuem na velha e imperial Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro.

Talvez apenas os brasileiros mais bem-informados saibam que a família imperial recebe o laudêmio – uma taxa sobre a venda de todos os imóveis da região central de Petrópolis.

O laudêmio é um tributo que foi instituído pela coroa portuguesa quando as terras coloniais do Brasil pertenciam a Portugal. Ao promover a colonização de nosso país, as terras eram distribuídas a quem quisesse ocupá-las para produção de alimentos, e seus donatários eram conhecidos como foreiros, ou seja, tinham a titularidade dos imóveis, mas pagavam uma taxa – o laudêmio – sempre que se desfaziam da propriedade.

O contestado laudêmio está presente nos dias de hoje nos chamados terrenos de marinha, em algumas propriedades da Igreja Católica e com a família imperial brasileira.

“Só a União tem 542 mil imóveis que podem receber laudêmio”, afirma Paulo Campos, diretor de recursos estratégicos da Secretaria do Patrimônio da União.

Segundo o engenheiro e advogado Francisco Maia Neto, titular da coluna Mercado Imobiliário, publicada quinzenalmente no jornal O Estado de Minas, a União é dona de 30% dessas propriedades, a Igreja Católica possui 60% e os restantes 10% são de particulares e de herdeiros da monarquia.

‘Os terrenos na orla atlântica do Brasil, localizados a 33 metros da maré mais alta, em relação à linha de preamar, que significa o ponto médio das marés observadas durante o ano’, são exemplos para se entender o significado do tributo. A taxa de laudêmio, 5%, é paga à União por quem vende esses terrenos para loteamentos e condomínios. As ilhas também são terrenos de marinha, e quando são vendidas recolhem o laudêmio.

Como a área central de Petrópolis foi uma fazenda de propriedade de Dom Pedro II e hoje é uma área nobre da cidade, seus herdeiros recebem 2,5% sempre que um imóvel nesta região é negociado. Especialistas calculam que cada membro da família real do ramo de Petrópolis receba entre R$ 3 mil e R$ 5 mil mensais com a taxa de laudêmio.

Para a família imperial talvez seja apenas um ‘troco’, mas mostra a generosidade da República brasileira com os descendentes de nossa nobreza real derrubada em 1889.

Família Real Britânica

Havia todos os elementos de um romance de mistério do tipo britânicos amor tão bem: uma área arborizada na propriedade da rainha país, um vizinho a passear um cão em meio às árvores durante as férias de inverno, um corpo descoberto.

Um canto de bens da rainha Elizabeth II país de Sandringham, onde a família real britânica, tradicionalmente passa o Natal e Ano Novo, tornou-se uma cena de crime de homicídio terça-feira.

Polícia nas proximidades King Lynn, cerca de 100 quilômetros a nordeste de Londres, lançou um inquérito assassinato, após a descoberta do corpo de uma mulher na floresta perto de Anmer, uma aldeia na área de 20 mil acres de terras agrícolas e florestas de propriedade da família real .

Declarações Norfolk Constabulary segunda-feira e terça-feira informou que os restos foram encontrados no dia de Ano Novo na propriedade real de 600 hectares que estão abertos ao público durante todo o ano e usado por alpinistas local.

Polícia não deu nenhuma sugestão quanto a uma possível causa ou a hora da morte e deu poucos detalhes. Jes Detective Chief Inspector Fry de Norfolk polícia disse em uma coletiva de imprensa on-cena que o inquérito poderia ser "complexo".

"O corpo tem sido in situ por algum tempo", disse ele. "As circunstâncias sugerem que este é um caso de assassinato."

"Não posso confirmar se ela estava vestida, porque, no momento, só a minha equipe, a pessoa que encontrou o corpo ea pessoa ou pessoas que colocá-lo lá sabe disso e eu gostaria que ficasse assim", Fry disse a jornalistas. "O corpo foi encontrado por um dog walker e não estava no subsolo. Nesta fase, não sei quem é a vítima. "

Fry disse que a polícia estaria olhando pessoa desaparecida e os casos de frio em todo o país. Mais informações era esperado a surgir a partir de um post-mortem e evidências a partir de testes de impressão digital e DNA.

A cena do crime arborizada fica a apenas três quilômetros da casa de Sandringham descrito pelo site real como residência de férias privadas para quatro gerações da realeza eo refúgio favorito do rei George V, avô da rainha.

Escritório da família real media disse que os membros da família rainha e outros estavam em Sandringham durante as férias.